Müller é o sobrenome mais comum na Alemanha e também está entre os nomes de família mais comuns entre os descendentes de imigrantes germânicos no Brasil. O primeiro a chegar foi Philipp Müller, que veio de Hessen com a família a bordo do Argus, navio que chegou ao Rio de Janeiro em 7 de janeiro de 1824, e se estabeleceu em Nova Friburgo, na serra fluminense. Entre 1824 e 1853, somente no Rio Grande do Sul, são registrados 176 imigrantes Müller.
O sobrenome tem origem na profissão de moleiro, que vem do latim molinarius e daí mulnaere no alto-alemão médio, aquele que trabalha no moinho. O moinho foi levado até a Europa Central pelos romanos e já era bastante comum no século VIII. Durante a Idade Média, especialmente a partir do século XII, com o moinho hidráulico, o moleiro passou a ser um profissional importante em todas as aldeias e cidades, por isso o sobrenome é muito popular.
O registro mais antigo encontrado é datado de 1282, na Suábia, Alemanha, de um cavaleiro chamado Conrad von Husen, o “Müller”.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos os futebolistas alemães Gerd e Thomas Müller, campeões mundiais em 1974 e 2014, o humorista Otávio Müller de Sá, o ator Anderson Müller e a cantora e apresentadora Shana Müller.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA