Sobre Nomes

Novaes, Novais

Palma da mão esquerda de uma pessoa segurando um punhado de terra.

Sobrenome toponímico português, com origem em Novais, freguesia do município de Vila Nova de Famalicão. Novais ou Novaes procede do latim novalis, “que se deixa em pouso durante um ano” ou “terra nova”, “de repouso”. O primeiro a usar este nome de família foi Afonso Fernandes de Novais (ou Novaes), que viveu no tempo de dom Afonso VI (1037-1109), rei de Leão, e foi para Portugal com o conde dom Henriques (1066-1112), nos anos de 1090, onde se estabeleceu na honra de Novais, lugar de onde tirou o sobrenome. Seu filho Fernando Afonso de Novais se casou com dona Teresa Viegas da Fonseca e teve a geração que deu seguimento à linhagem.

Há outras famílias que adotaram o sobrenome, sem que haja ligação com Afonso Fernandes de Novais – na Espanha, por exemplo, há a variação Novalles. Várias delas são famílias de cristãos-novos – judeus convertidos ao cristianismo ao cristianismo no final do século 15.

A Era das Navegações espalhou o sobrenome pela América e África, onde Paulo Dias de Novais (1575-89) foi governador e capitão-general de Angola. No Brasil, um dos nomes conhecidos é o de Pedro Martins Novaes, capitão de ordenanças em São Vicente, em 1769.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, mencionamos o jornalista Washington Novaes (1934-2020) e o historiador Fernando Novais.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA