Nunes é um patronímico ibérico com origem no nome próprio Nuno ou Nuño. Ou seja, alguém que era identificado como “filho de Nuno”. O prenome, por sua vez, viria do latim Nannus, Nonnus ou Nonnius, de pai, padre ou avô. Segundo alguns, teria origem no hebraico Nun, de peixe. Nuño era muito frequente em Castela durante a Idade Média.
Como patronímico, o sobrenome tem origens diversas e muitas famílias sem ligação entre elas. Entre os espanhóis a mais antiga parece ser a que viveu no reino de Leão e que depois migraria para o México. O imperador Carlos I concedeu brasão de armas a dom Jerónimo Núñez em 1535 e a dom Andrés Núñez em 1541.
Em Portugal, um dos nomes mais antigos é o de Fernão Nunes Bovadilha, filho de Nuno Bobadella, que viveu no tempo do rei dom Dinis (1261-1325). Este ramo daria origem à família Gouveia por meio de Fernão Nunes de Gouveia.
No Brasil
De Portugal, o sobrenome se espalhou pelo Brasil, onde o padre Leonardo Nunes foi um dos primeiros portadores do sobrenome a chegar, vindo com o governador-geral Tomé de Souza em 1549. Só no Rio de Janeiro, entre os séculos 16 e 17, viviam quase 140 famílias Nunes. No Rio Grande do Sul, destacou-se na Revolução Farroupilha (1835-45) Joaquim Teixeira Nunes (1802-1844), o Gavião, comandante do Corpo de Lanceiros Negros.
Nunes também é um sobrenome bastante comum entre judeus e cristãos-novos, judeus convertidos à força ao cristianismo, no final do século 15. Em uma lista da comunidade israelita durante o Brasil holandês, da Congregação Tzur Israel (1648-54), dois nomes são mencionados: Moshe Nunes e Mosseh Nunes (Nunez). No mesmo período, Duarte Nunes era proprietário do engenho Cucaú, em Sirinhaém, em 1641. Já entre os cristãos-novos há muitos nomes espalhados pela colônia, entre eles: João Nunes, sirgueiro português e morador no Rio de Janeiro (1711); João Nunes, natural e morador na Paraíba (1732), e o comerciante João Nunes de Lara, morador na Bahia (1725-9).
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor Cassiano Nunes (1921-2007), o youtuber Whindersson Nunes Batista e Amanda Nunes, lutadora de UFC.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA