Sobrenome toponímico italiano, com origem em uma das três cidades ou muitas povoações com o nome de Oliveto – que procede do latim olivetum, “olival”, “plantação de oliveiras”. O sobrenome pode indicar tanto o terreno com oliveiras quanto um proprietário, cultivador ou habitante de um olival. Em italiano: oliva (azeitona), olivo (árvore da oliveira) e oliveto (oliveiral).
O sobrenome é conhecido desde o século 12, sendo bastante difundido na Ligúria, Calabria, Lombardia, Campânia e Piemonte. Entre as variações com a mesma raiz etimológica, temos Oliva, Olivelli, Olivieri, Olivetti, entre outros.
No Brasil, o nome de família chegou no final do século 19, com a imigração italiana. Há imigrantes desembarcados em São Paulo, como Giovanni Olivetto (1887); no Sul, como Antonio Olivotto (1894); e no Espírito Santo, Sebastiano Olivieri (1889), Giuseppe Oliva (1894), Giovanni Olivetti (1895). Em São Paulo, principalmente, há diversos Olivetto chegados entre as décadas de 1880 e 1920.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o publicitário Washington Olivetto.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA