Sobrenome toponímico português, com origem na vila de Palhares, em Viana do Castelo, Portugal, ou em localidades com esse nome na Península Ibérica. O nome deriva do latim palea, “palha”, haste seca de certas gramíneas ou cereais, sendo palearium (palhares, em português; pajar ou pajares, em espanhol) o nome dado aos lugares onde se conservam ou se juntam palhas.
Assim, além dos nomes de família Palha e Palhares em Portugal, temos na Espanha os sobrenomes Pajas, Pajar e Pajares. Como é um toponímico, existem mais de uma família sem que haja ligação alguma entre elas.
No Brasil, entre as primeiras menções ao sobrenome datam do século 17, com o capitão Francisco Palhares, ativo na expulsão dos franceses do Maranhão, entre 1614-5. Mas há diversas famílias Palhares que se espalharam pelo país. No Sul, José Rodrigues Palhares foi comandante em Viamão, no final do século 18, e no Rio o português José Palhares (1801-64) foi tronco de numerosa família.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o poeta Vitoriano Palhares (1840-90) e ator Gabriel Palhares.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA