Sobre Nomes

Palma

Detalhe de um ramo de palmeira na ilha de Phuket, na Tailândia

Sobrenome toponímico de origem portuguesa (freguesia de Palma, concelho de Alcácer do Sal), espanhola (Palma de Maiorca) e italiana (Palma di Montechiaro, Palma Campania, entre outras localidades).

Embora fosse um sobrenome conhecido dos romanos – o senador e cônsul Cornélio Palma viveu no século 2 e foi governador da Hispânia (Península Ibérica) -, é provável que proceda do nome próprio Palma, comum na Idade Média, alusão ao Domingos de Ramos (em italiano Domenica delle Palme), celebração que antecede a Páscoa cristã e relembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém.

Palma vem da palavra em latim palmae, o ramo ou galho da palmeira, que era dado aos vencedores. A palma, símbolo da paz cristã, era associada ao martírio e à vitória de Jesus sobre a morte. Os peregrinos cristãos que voltavam da Terra Santa costumavam trazer consigo um ramo de palmeira.

Na Itália, deu origem ainda aos sobrenomes Di Palma, Palmas, Palmucci, entre outros. Na Península Ibérica, a origem é incerta, mas há famílias com este sobrenome antes do século 16.

O sobrenome chegou ao Brasil, principalmente durante o século 19, com as levas imigratórias europeias. Como exemplo de imigrantes ibéricos e italianos temos Francisco Palma (Espírito Santo, 1896), Alessandro Palma e Andrés Palma (São Paulo, 1893) e Almerindo di Palma (São Paulo, 1886).

A jornalista e apresentadora Mari Palma é uma personalidade brasileira com o sobrenome.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA