Sobre Nomes

Pamplona

Vista da cidade de Pamplona, na comunidade autônoma de Navarra, Espanha

Sobrenome toponímico espanhol, com origem na cidade de Pamplona. Capital do antigo reino de Navarra, hoje é uma província e comunidade autônoma da Espanha – o nome em basco da cidade é Iruña, “rio da colina”. Pamplona tem origem latina, na antiga povoação de Castra Pamplona, alusão ao general Pompaelo, conquistador romano da região no século I a.C.

Em Portugal, o sobrenome chegou no século 15, com Vasco Pamplona, pai de Pedro Vaz Pamplona e avô de d. Maria Vaz Pamplona, senhora da casa paterna que, casada com João Álvares, senhor do Paço de Beire, teve os filhos que deram seguimento ao nome da família no país.

No Brasil, entre os pioneiros está o bandeirante português Inácio Correia Pamplona (1731-1810). Natural dos Açores, em meados do século 18 ele se estabeleceu em Minas Gerais, onde seria encarregado de destruir aldeias indígenas e quilombolas e um dos denunciantes da Inconfidência Mineira (1789). Outro nome conhecido na história brasileira é o do capitão-aviador Oswaldo Pamplona (1913-94), comandante do avião B-25, que realizou o primeiro ataque aéreo da Força Aérea Brasileira a um submarino inimigo na Segunda Guerra Mundial – o ataque afundou uma embarcação italiana, em 22 de maio de 1942.

Uma personalidade com o sobrenome é o jurista e escritor Rodolfo Pamplona.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA