Sobrenome de origem portuguesa e italiana. Entre os portugueses, provavelmente procede de um apelido dado a nomes homônimos. Por esta razão, há mais de uma família com este sobrenome sem que haja relação entre elas.
Mencionamos, no Brasil, a família de João Fernandes Parente, natural da freguesia de Riba de Âncora e procurador do concelho de Caminha em 1577. Seu filho Bento Maciel Parente chegou ao Brasil no final do século 16, atuando nas guerras de conquista e ocupação, tendo por isso recebido mercê de brasão de armas e o foro de fidalgo da Casa Real, concedido pelo rei d. Felipe III (1605-65) em 27 de agosto de 1637.
Entre os italianos, o sobrenome deriva da expressão “Bonparente“, contida em documentos medievais, que indica o parentesco de alguém mencionado no texto, geralmente o pai. Além de Parente, a expressão deu origem ao sobrenome Parenti.
No Brasil, o nome de família é proveniente de diversos lugares. Além dos Parente lusitanos chegados no século 16, há outros vindos no século 19 da Itália. Em São Paulo, estão entre os imigrantes os italianos Angelo Parente (1882) e Alessandro Parente (1891) e o português José Parente (1890).
Uma personalidade com este sobrenome é o engenheiro Pedro Parente, presidente da Petrobras (2016-8), ministro de Minas e Energia (2002) e ministro-chefe da Casa Civil (1999-2003).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA