Parreira é um sobrenome toponímico português. Pode estra associado à localidade de Parreira, na antiga freguesia de Chamusca (hoje de Chouto), em Santarém, ou em outro topônimo cujo nome tem origem em plantas trepadeiras, especialmente a videira — provavelmente indicando uma ocupação, um lugar de plantações ou onde havia muitos parreirais.
O étimo é controverso, podendo vir de línguas românicas da Península Ibérica, como a occitana parran, “cercado”, ou a aragonesa e galego-asturiana para “caramanchão”. Ou, ainda, do latim parriccus, vindo de parra, “vara”.
Em Portugal, há registros de famílias de origem judaica que adotaram Parreira (ou Pareira) como sobrenome.
No Brasil, o sobrenome é conhecido desde pelo menos o século 17. Entre outros, com Manuel Parreira, casado com Maria das Neves e estabelecido no Rio de Janeiro, onde teve pelos menos oito filhos nascidos entre 1675-91.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos Carlos Alberto Gomes Parreira, ex-treinador de futebol, campeão mundial em 1994.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA