Sobrenome português de origem cristã. Originalmente usado como nome próprio, do latim Pasqualis, de paschalis, relativo à ou nascido na festa da Páscoa (e não deve ser confundido com o termo pascua ou pascualis, de “pastagem”).
É comum em outros idiomas, como francês (Pascal) e italiano (Paschoal, Pasquali, Pasqua e Pasquoto, entre muitos outros). O termo Páscoa vem do latim Pascha e do grego Paskha, com origem no hebraico Pesah ou Pesach (do verbo para “passar por cima”, no sentido de “poupar”; ou “passagem”), alusão à tradicional festa judaica dos Pães Asmos descrita no Antigo Testamento.
No Brasil, como nome próprio está presente desde o começo da colonização lusa. O monte Pascoal foi a primeira porção de terra avistada por Pedro Álvares Cabral em abril de 1500. Entre alguns nomes, temos o de Pascoal Gonçalves de Carvalho, capitão-mor do Rio Grande do Norte (1685-88). Como sobrenome é encontrado entre os imigrantes portugueses, chegados principalmente no século 19, e também entre os italianos. Entre os lusos, mencionamos Antonio Domingos Pascoal, que chegou em Santos a bordo do vapor Galícia em 1885.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o compositor e multi-instrumentista Hermeto Pascoal e o jornalista esportivo Osvaldo Pascoal.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA