Sobrenome patronímico ibérico, com origem no nome próprio Pedro ou Pero, que por sua vez, tem origem no latim Petrus, que deriva do grego Pétros, pedra. Peres ou Perez são as formas usadas na Espanha, enquanto a variação Pires é usada pelos portugueses.
Como patronímico, existem muitas famílias sem ligação alguma entre elas. O mais antigo nome conhecido, em Portugal, é Pedro Pires, casado com dona Isabel Annes, ambos criados da infanta dona Mafalda (1195-1256), filha de dom Sancho I (1154-1211). Seus descendentes deram origem aos Pires da Figueira e Balsemão.
Outro ramo tem origem no século 14, da relação de um Pires, cujo prenome é desconhecido, com uma freira de origem nobre, do convento de Santa Clara de Amarante. Deste caso nasceu Ana Pires, que casada com João Esteves Pinheiro deu origem aos Pires de Amarante.
No Brasil
O sobrenome aparece também entre famílias judaicas e de “cristãos-novos”, judeus convertidos à força no final do século 15 e que se espalharam pela Europa e também pelas Américas. No Brasil, como membro da congregação Tzur Israel de Recife (1648-54), aparece o nome de Moshe Peres.
Entre os cristãos-novos, entre outros, Ana e Elena Perez de Jesus, aparecem em processos inquisitoriais em 1713, como naturais e moradoras do Rio de Janeiro, filhas de João Roiz Calassa e Madalena Peres.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o ex-presidente israelense Shimon Peres (1923-2016), Nobel da Paz 1994; o futebolista Waldir Peres (1951-2017) e a cantora e dançarina Carla Perez.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA