Sobrenomes de origem italiana (Petri) e alemã (Petri e Petry), procedentes do nome próprio latino Petrus, que vem do grego Pétros e, este, do aramaico kephá (ou Cefas), de “pedra” ou “rocha”. Segundo a tradição bíblica, “Pedro” foi o nome que Jesus Cristo deu a Simão Bar Jonas (Mateus 16, 8-9), apóstolo, primeiro bispo de Roma e papa. Por ser um prenome muito popular entre os cristãos, deu origem a diversas famílias, sem que elas tenham ligação alguma entre si.
Os dois nomes de família começaram a chegar ao Brasil no século 19, primeiro com a imigração alemã, na década de 1820, e depois com a italiana, nos anos 1870. Entre os alemães, somente entre 1827 e 1829, cinco famílias Petry desembarcaram em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, sendo a primeira a de Ludwig Petry e Catarina Niederauer (14 de maio de 1827), vindos de Frettenheim, Alzey-Worms. Entre os italianos, mencionamos Cesare Petri, de Santa Giuliana, Trentino-Alto Ádige, chegado com a família a Vitória, no Espírito Santo, em 17 de junho de 1875 no vapor Cervantes.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o comediante Arthur Petry e o jornalista e escritor Jacob Petry.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA