Sobrenome ibérico de origem religiosa, associado à Vírgen del Pilar (ou Nuestra Señora del Pilar) e ligado ao culto mariano católico. A Virgem do Pilar ou Nossa Senhora do Pilar, em português, é venerada em Saragoça, na Espanha, e cultuada como padroeira da comunidade hispânica. Segundo a tradição, Maria apareceu ao apostolo são Tiago Maior em um pilar de mármore às margens do rio Ebro, em Saragoça, então Caesaraugusta, em 40 d.C.
Pilar ou Pillar procede do latim pila ou pilae, “pilastra” ou “coluna”. Em homenagem à Virgem, passou a ser usado como prenome e a identificar famílias no começo do Idade Moderna.
No Brasil, o sobrenome está ligado à história do país por meio de dom Bartolomeu do Pilar (1667-1733), carmelita açoriano, primeiro bispo de Belém do Pará (1720-33). Imigrantes portugueses com o sobrenome Pillar aparecem nos registros de entrada no Brasil até o começo do século 20.
Uma das personalidades brasileiras notáveis com o sobrenome é a atriz Patricia Gadelha Pillar.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA