Pimenta é um sobrenome português com origens diversas. Pode ser indicativo de um topônimo e de uma ocupação, assim como de uma característica física e psicológica de um ancestral.
Genealogistas antigos afirmam que os primeiros a usar o sobrenome viveram no século 15: Dom Aires Pimenta, filho de Dom Afonso Pais Teles, prior do Crato; Marçal Vaz Pimenta, alcaide-mor do castelo de Braga e irmão de dom Afonso Pais Teles; e Estevão Pimenta, comendatário de Travanca, em Amarante.
Pimenta seria uma indicação do temperamento colérico de um ancestral, fazendo alusão à vermelhidão do rosto (“vermelho como pimenta”). A palavra pimenta, que nomeia diversas plantas usadas como condimentos, tem origem no latim pigmenta, de “cor” ou “corante”.
No Brasil, há exemplos de famílias que adotaram o sobrenome por motivos similares, como Antônio José Fernandes, de origem sefardita e estabelecido no Nordeste, no século 18, apelidado de “Pimenta” devido à cor da pele. Dele descendem os “Fernandes Pimenta” do Rio Grande do Norte e Paraíba.
Entre os primeiros Pimenta a chegar ao país está o capitão Manuel Pimenta de Carvalho (1610-76), casado no Rio de Janeiro com Maria de Andrade Souto Maior. Outro tronco familiar é o de Antônio Francisco Pimenta, que viveu na região de Diamantina, Minas Gerais, no século 18.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o ator Rafael Pimenta e a escritora Paula Pimenta.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA