Pinheiro é um sobrenome toponímico ibérico – na Espanha, nas formas Pinar ou Pinero, entre outras. Como identificação familiar o sobrenome é bastante antigo, pois já era comum entre os romanos antigos. Os Pinarius ou família Pinaria (do latim pinaria, lugar de pinos) são mencionados desde o século 9 a.C.
Antes mesmo da era cristã, a família já estava estabelecida na Península Ibérica. Não há, no entanto, nada que confirme uma ligação direta entre os Pinarius romanos e a família Pinheiro que surgiu muito tempo depois, provavelmente como referência aos pinheiros da quinta de Outiz – há quem suponha que o sobrenome pudesse indicar um apelido metafórico: “alto como um pinheiro”. Sem qualquer ligação com os Pinheiro existem ainda os sobrenomes Pina e Pinho.
Em Portugal, o nome mais antigo conhecido é o de dom Pedro Afonso Pinheiro, a quem o rei dom Afonso III (1210-79) fez mercê de propriedades em Santarém. No tempo do rei dom Dinis (1261-1325), dom Pedro Afonso vivia na província do Minho, onde defendia a honra de Rebordões, na antiga freguesia de Insalde, concelho de Paredes de Coura, em 1301.
No Brasil
De Portugal o sobrenome Pinheiro passou aos Açores e ao Brasil, principalmente ao longo dos séculos 17 e 18. O sobrenome é encontrado também entre famílias judaicas ou de cristãos-novos. Mencionamos, entre outros, Manuel Pinheiro (1633-36) e Joseh Pinheiro (1717). Durante o Brasil holandês, nas atas das congregações Tzur Israel e Magen Abraham (1648-54), em Recife, entre os membros da comunidade judaica é mencionado Abraham Pinheiro.
Entre os mais ilustres representantes deste sobrenome no Brasil está o de José Feliciano Fernandes Pinheiro (1774-1847), o visconde de São Leopoldo, ministro do Império, governador e o primeiro a escrever sobre a história do Rio Grande do Sul, responsável pela instalação da colônia alemã de São Leopoldo, em 1824. Outro nome conhecido é o do senador José Gomes Pinheiro Machado (1851-1915), um dos mais influentes nomes da Primeira República.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o ator David Pinheiro, o escritor e apresentador de televisão José Antonio Pinheiro Machado, o Anonymus Gourmet, e o editor Ivan Pinheiro Machado, fundador da L&PM (1974).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA