Sobrenome toponímico português, possivelmente com origem nas localidades de Pinho, em Trás-os-Montes e na Beira. A palavra Pinho vem do latim pinus, “pinheiro”.
Os nomes mais antigos conhecidos são os dos irmãos cavaleiros Gonçalo e Lourenço Anes de Pinho, mencionados como fundadores do convento de Grijó, em Portugal, no tempo do rei Dom Pedro I (1320-67). Há outros com este nome de família, mas se desconhece a ligação com os irmãos e com Pedro Vaz de Pinho, que viveu na vila da Feira, no século 16, e é o mais antigo que se pode rastrear em linha segura.
No Brasil, entre outros, mencionamos José Vaz de Pinho, comandante do presídio de Fernando de Noronha (1789-90), e o coronel e comerciante em Natal, Rio Grande do Norte, Antônio Leite Pinho (1786-1834). Há muitos imigrantes lusos chegados ao país com este nome de família, especialmente após os anos 1880.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o pintor Heitor de Pinho (1897-1968).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA