Pinto

Pincéis e tintas fazendo alusão a origem do sobrenome pinto - pintado de sangue - em forma de um eufemismo

Um dos sobrenomes mais antigos em Portugal. Não há certeza quanto a sua origem e é muito discutível sua raiz etimológica. Querem alguns que o mais antigo a usá-lo seja dom João Garcia de Sousa, que viveu no começo do século 13 e era filho de dom Garcia Mendes de Sousa, alcunhado “o Pinto”. Pinto por estar “pintado” (sujo, manchado) de sangue de uma batalha. Teria origem no latim pinctu, de pinctare, pintar, hipótese descartada por muitos historiadores. Outros aventaram a possibilidade de Pinto se referir à gentileza do portador ou devido ao traje de galanteria que costumava usar.

Outra vertente historiográfica dá como patriarca Paio Soares Pinto, que morou na terra da Feira e foi pai de dona Maior Paes Pinto, que casada com dom Egas Mendes de Gundar teve como filhos Rui e Pedro Viegas Pinto, que dão origem a essa família nobre que viveu no tempo de dom Afonso Henriques (ca. 1111-85) e Sancho I (1054-1211).

No Brasil

Merece destaque Francisco Barreto Pereira Pinto (1709-75), governador do Rio Grande do Sul, então capitania de Rio Grande de São Pedro, entre 1763-4. No Nordeste, Jorge Homem Pinto, natural de Rio Grande, foi nomeado para o conselho de jurados por Maurício de Nassau em 1637, durante o Brasil holandês. Em 13 de setembro de 1644, ele foi agraciado com a Ordem de Cristo por seus serviços em Cascais, na Paraíba.

Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o jurista Heráclito Fontoura Sobral Pinto (1893-1991).

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima