Sobrenomes toponímicos ibéricos distintos, mas com a mesma origem etimológica. Procedem do latim plattus, “plano”, ou pratum, “prado”, “campina” ou “campo coberto de erva”. Podem ter outra origem, entretanto. No caso de Prata, do latim vulgar platta (também de plattus, neste caso adjetivo para “lâmina” ou “placa de metal”), origem de plata ou prata, o metal e elemento químico que em latim clássico seria argentum. Existem variações como Prats e Prato. Ver sobrenome Prado.
Há menções a famílias de origem judaica com os sobrenomes Prata e Pratas.
Pode ter origem ainda na família flamenga Van Praet, do condado de Flandres, nos Países Baixos — e cujo significado é “prado”. Em Portugal se estabeleceu Jácome van Praet (1648-1718), natural de Antuérpia, filho de Antoine van Praet e Jeanne Freres. De seu casamento com Micaela da Silva, teve o filho António van Praet (1693-1749), homem abastado, com palácio em Lisboa e quinta na Granja da Paradela.
De Portugal, o sobrenome passou ao Brasil no período colonial. Entre outros, mencionamos João Rodrigues Prates, vereador da Câmara de Laguna, em Santa Catarina, e um dos primeiros povoadores do Rio Grande do Sul, tendo recebido sesmaria em 1738.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos Eduardo da Silva Prates (1860-1928), conde de Prates, o ex-jogador de futebol César Prates e o escritor e roteirista Antônio Prata.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA