Sobrenome italiano, com origem no cargo de prior, do latim medieval prior ou prioris, de primus, o primeiro. Era dado a superiores de ordens religiosas ou militares, ou a párocos de certas freguesias.
O termo é do século 13 e o nome de família pode ter surgido de um ancestral que ocupava ou estava diretamente subordinado a quem exercia o cargo. É mais comum no sul da Itália, na região da Apúlia (Puglia). Existem variações como Del Priore, Priori, Priuli e Lopriore. Em destaque, no século 16, temos Lorenzo Priuli (1489-1559), doge de Veneza.
No Brasil, os primeiros com o nome de família chegaram no final do século 19, com o início da imigração italiana. Entre os pioneiros temos Francesco Priori, de Bordolano, na Lombardia, chegado a Vitória, Espírito Santo, em 28 de janeiro de 1877 e encaminhado com a família para colônia de Santa Leopoldina. Outro exemplo é Carlo Priori (1840-78), chegado à colônia de Nova Palmira, Rio Grande do Sul, em 7 de agosto de 1878. Carlo faleceu dois meses depois de chegar, esmagado por uma árvore. Mencionamos também Rocco del Priore, chegado com a família em Santos, São Paulo, em 1891, e Domenico Priore, desembarcado no mesmo porto em 1888. Em São Paulo, há diversos imigrantes com este sobrenome e outras variações.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos a historiadora Mary del Priore.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA