Sobrenomes com origens diversas, na Península Ibérica e na Itália. Podem estar associados a um topônimo, vindo do latim rivus, “curso de água” ou “ribeiro”, ou ripa ou riba, “margem de um rio”. Em Portugal (“Rabaelo”), deu origem a Ribeira, à embarcação do rio Douro chamada “rabelo” e, também, ao termo “rabelas”, que designa as populações ribeirinhas do mesmo rio.
Entre os nomes mais antigos conhecidos está o de Martim Rodrigues de Rabelo, mencionado em partilha de bens em 1332, tendo tirado o sobrenome do solar da família no couto de Rabelo, em Riba de Paiva.
Há ainda quem acredite que os sobrenomes Rabelo e Rebelo viriam do latim rapanellu, “rabanete”, o que seria indicação de uma alcunha ou de profissão.
Na Itália, como toponímico, temos Ravelo, Ravello ou Ravelli, entre outras, sendo mais frequente em Brescia, Campânia e Piemonte. Na Espanha, os sobrenomes catalães Revell ou Rabell podem ter origem em rebellis, “rebelde” (século 9).
Famílias judaicas (de cristãos-novos) também adotaram o sobrenome. No Brasil, um Mateus Rebelo, natural da Bahia é mencionado como morador do Rio de Janeiro em 1711.
Na história brasileira, João Rabelo de Lima foi governador da Paraíba (1612-6) e Baltasar de Seixas Rabelo, capitão-mor de São Vicente (1615). Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o jornalista e político Aldo Rebelo e o cantor Enzo Rabelo.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA