Ramires (ez) é um sobrenome patronímico espanhol, com origem no prenome Ramiro. Este, por sua vez, tem procedência do germânico (visigodo) Ranimir ou Ranamers; de rana, cunha, e mers ou mir, ilustre ou famoso. Cunha era uma metáfora usada para um guerreiro destemido que abria caminho entre as fileiras inimigas.
Por ter origem patronímica, o sobrenome tem origens diversas, não tendo as várias famílias qualquer ligação entre si. O sobrenome é mais comum na Espanha, onde os Ramírez descendem, entre outros, do filho do rei dom Ramiro I de Aragão, que viveu no século 11. Sancho Ramirez (1042-94) foi rei de Aragão e de Navarra.
Em Portugal, entre os homens de confiança de dom Afonso Henriques (1111-85), o primeiro rei português, estava Mem Ramires, que tomou parte da conquista de Santarém, em 1147.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor e folclorista gaúcho Hugo Ramirez (1922-2007).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA