Sobrenome patronímico espanhol, com origem catalã, proveniente do nome próprio Raimundo, que vem do germânico Raginmund, cujo significado metafórico é “proteção do conselho divino” — de ragin, “conselho (dos deuses)”, e mund, “mão”. É a mesma origem dos sobrenomes ibéricos Raymundo, Raymúndez e Ramones, entre outros; do francês Raimond e do italiano Raimondo.
Popular como prenome em várias partes da Espanha durante a Baixa Idade Média (entre os séculos 11 e 15), foi popularizado pela devoção aos santos católicos São Raimundo de Penaforte (1175-1275) e São Raimundo Nonato (1204-40), ambos de origem catalã.
Ramón é documentado como nome de família desde o século 13, quando o cavaleiro Pedro Ramón participou das conquistas do rei Jaime I de Aragão (1208-76), conde de Barcelona, rei de Maiorca e Valência.
No Brasil, Ramón ou Ramon (Ramão) é mais comum como nome próprio, mas o sobrenome aparece em diversas listas de imigrantes, principalmente entre as décadas de 1890 e 1910. Em 1819, o negociante espanhol Manoel Antonio Crespo Ramon foi registrado como tendo chegado ao Rio de Janeiro.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA