Rech ou Reche é um sobrenome ítalo-alemão, com origem germânica. A forma Reche também é comum na Espanha e na Escócia, tendo origens distintas. Uma das possibilidades mais aceitas é que Rech tenha procedência do médio alto alemão re ou reh, “cervo” ou, provavelmente, uma alusão a um caçador.
Na Itália, especula-se que o vocábulo tenha origens no nome medieval Recho (de rahha, vingança) ou no topônimo Recco, em Gênova. Há quem acredite que Rech possa ser a forma curta dos prenomes germânicos Oderich, Haimrich ou Frithurich – como em Reck, de Reckertz.
O sobrenome começou a chegar ao Brasil no final do século 19 com o início da imigração italiana. Há referências expressivas em São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul, para onde se dirigiu Ana Rech (1831-1916), imigrante de Pedavena, no Vêneto. Instalada no lote 104 do travessão Leopoldina, na então colônia Caxias, em 1877, ela deu origem ao distrito de Ana Rech, em Caxias do Sul.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos os jornalistas Marcelo Rech e Luiz Carlos Reche.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA