Requião

Diversas árvores sob a luz da lua

Sobrenome toponímico português, com origem na freguesia de Requião, em Vila Nova de Famalicão. A origem do vocábulo procede do rei suevo Réquila, que viveu na Galiza do século 5. O prenome do rei tem origem no germânico Ricila ou Rikila (em alemão moderno, Rechila), que alguns ligam ao gótico riqis, “trevas” ou “escuridão”. A freguesia é mencionada desde o século 12 como “Requilani”.

No Brasil, o sobrenome chegou, entre outros, com Francisco da Costa Pereira Requião (1742-91), que se casou em Minas Gerais com a brasileira Antônia Maria de Jesus Lima. O “Requião” de Francisco, acrescentado depois do nome de família paterna Costa Pereira, veio de seu lugar de origem, a freguesia de Requião. Ainda no século 18, há referências ao sobrenome no Nordeste, com José Pinheiro Requião, professor em Santa Luzia do Itanhi, Sergipe, em 1797. A família paranaense, expoente na política nacional, é descendente de Luiz Antonio Requião, baiano coletor de renda em Curitiba no século 19.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o cineasta Annibal Requião (1875-1929); o poeta e ensaísta Altamirando Requião (1893-1946); e o político Roberto Requião, prefeito de Curitiba (1986-9) e governador do Paraná (1991-4; 2003-6; 2007-10).

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima