Sobrenome toponímico português, com origem na quinta de Resende, no vale do Rio Douro. Os primeiros deste apelido foram Martim Afonso e Geraldo Afonso de Resende, que viveram no século 13. Eram filhos de Afonso Rodrigues, o Rendamor, e dona Maior Pires, ex-freira do mosteiro de Arouca e herdeira do senhorio de Resende, local que seus descendentes tomaram por nome de família.
Afonso Rodrigues descende, segundo os genealogistas lusitanos, de Arnaldo de Bayán (ou Baião), cavaleiro que chegou à Galiza para lutar contra os mouros em 983. As formas antigas do sobrenome, Rèsende e Résendi, estaria associada, de acordo com genealogistas, ao nome germânico latinizado Ronasindus ou Ragisind (ou Rosendo, em português), que poderia significar “o da expedição de glória” ou “conselho de viagem”.
No Brasil, o sobrenome chegou com o açoriano João de Resende Costa, que se mudou para Minas Gerais na década de 1720. Casado com Maria Helena de Jesus, ele teve quinze filhos. O casal viveu em Prados e os descendentes se espalharam pelo Brasil. Entre eles, consta Estêvão Ribeiro de Resende, marques de Valença (1777-1856), pai de Geraldo Ribeiro de Sousa Resende (1846-1907), o barão de Resende.
Personalidades brasileiras com o sobrenomes são o político Iris Rezende, governador de Goiás (1983-6; 1991-4) e ministro do Brasil (1986-90; 1997-8); o treinador de voleibol Bernardo Rocha de Rezende, o Bernardinho; e o ator e youtuber Pedro Afonso Rezende.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA