Rio e Rios são sobrenomes ibéricos distintos, mas com a mesma origem, uma indicação geográfica. O vocábulo vem do latim rivus, rio, arroio ou torrente de água que desemboca no mar. Não há, no entanto, um lugar único, existindo mais de uma família que adotou este sobrenome. (Entre algumas variações espanholas, temos De los Rios, Río, Rioz, Rivarola e Riveira).
Em Portugal, uma das linhagens descende de Digo de Castro, que era vivo no tempo do rei dom João III (1502-57). Era cavaleiro da Ordem de Cristo e muito auxiliou Portugal e o rei dom Sebastião (1554-78), tendo por isso recebido o solar da quinta do Rio, em Sacavém, no concelho de Loures, sendo obrigado, por desejo real, expresso em carta de 6 de maio de 1561, a usar o apelido Rio – o que foi estendido a seu irmão Luís de Castro.
Outro ramo tem origem em Fernão Aires do Rio, galego natural de Ríos (ou, segundo alguns, de Ribadavia), que passou a Portugal com a Joana de Trastâmara, a Excelente Senhora (1462-1530), futura esposa do rei dom Afonso V (1432-81).
No Brasil
O sobrenome chegou a América no século 16, sendo também encontrado entre cristãos-novos, judeus convertidos forçosamente ao cristianismo.
Entre algumas personalidades com estes sobrenomes destacamos a escritora Odette Pérez Ríos ou Cassandra Rios (1932-2002), a escritora e ilustradora Rosana Rios e a atriz Mariana Rios.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA