Rodrigues (ou Rodriguez) é um patronímico ibérico, com origem na Espanha medieval, cujo significado é “filho de Rodrigo”. Rodrigo, por sua vez, tem origem no povo visigodo; do germânico Roderick, formado por hrôd + rics, líder glorioso. A versão latina é Rodericus.
Rodrigo foi o último rei visigodo na Espanha do século 8. Outro nome famoso da Península Ibérica que tornou popular o prenome foi o do cavaleiro Rodrigo Diaz de Vivar (1043-99), chamado de El Cid ou de Campeador, do árabe “senhor” e do espanhol/latim campeão.
Há muitas famílias, com origens diversas. Em Portugal pelo menos três delas eram nobres. A de Martim Rodrigues, mencionado em um armorial de 1509. A do bacharel António Rodrigues, ao qual foi concedido um brasão de armas em 1510. E a família de Rodrigues de las Varillas ou Rodrigues de Salamanca, por terem origem nessa cidade. Estes passaram a Portugal durante o reinado de Felipe II. Há ainda, segundo alguns pesquisadores, a família de André Rodrigues de Áustria.
No Brasil
Rodrigues é um dos sobrenomes mais comuns usado entre cristãos-novos (judeus convertidos) estabelecidos no Brasil colonial. Durante século 18, é mencionado mais de 130 vezes no Livro dos Culpados, onde eram escritos os nomes dos detidos pela Inquisição. Entre outros, na Bahia setecentista vivia Diogo Rodrigues, judeu francês de nome Abraão e chamado popularmente de “Dioguinho Hebreu”.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor Nelson Rodrigues (1912-80) e o músico Jair Rodrigues (1939-2014).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.