Ruiz é um sobrenome patronímico ibérico, com origem no nome próprio Rodrigo ou na forma contraída Rui. Rodrigo, por sua vez, tem origem no povo visigodo: do germânico Hruotriks ou Roderick, formado por hrôd, de “glória”, e rics, “líder” ou “poderoso” — a versão latina é Rodericus. Rodrigo foi o último rei visigodo na Espanha do século 8 e o nome do famoso cavaleiro El Cid era Rodrigo (ou Rui) Diaz de Vivar (1043-99), o que tornou o nome comum na Península Ibérica.
Como tem origem patronímica (“filho de Rui”), Ruiz é um nome de família comum, com várias famílias tendo adotado a identificação sem ligação de parentesco. Entre os Ruiz mais antigos conhecidos estão os cavaleiros que serviram ao rei Fernando III de Castela (1201-52). Um dos primeiros com o sobrenome a chegar a América foi Diego Ruiz, que desembarcou no México em 1519 com Fernando Cortez (1485-1547) — há vários registros sobre de familiares Ruiz chegados a Nova Espanha entre 1521-55. No Brasil, há diversos imigrantes espanhóis com este sobrenome chegados principalmente no começo do século 20.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos a jornalista Marília Ruiz e o jornalista Sylvio Ruiz.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA