Saito é um dos nomes de família mais comuns e antigos do Japão, com origem em Fujiwara no Nobumichi, que viveu no século 10. Nesta época, os sobrenomes japoneses eram compostos pelo nome do clã, a indicação de procedência no (de) e o nome ou prenome. Assim, Fujiwara no Nobumichi significa Nobumichi, do clã Fujiwara.
Entre os nomes de destaque da família, mencionamos Sanemori Saito (1111-83) comandante militar do período Heian (794-1185), em Nagai no Sho, em Hara.
Em relação à sua origem etimológica, Saito é composto pelas palavras sai, “afetuoso”, “purificação” ou “veneração”, e to, “glicínia”, uma planta trepadeira da família Fabaceae.
Os primeiros Saito do Brasil desembarcaram no porto de Santos, São Paulo, em 18 de junho de 1908, a bordo do Kasato Maru, o primeiro navio de imigrantes japoneses chegado ao país. Eram eles Kunigiro Saito, o chefe da família, sua esposa, um primo e o cunhado. Durante as duas décadas seguintes, um número considerável de imigrantes Saito chegou ao Brasil.
Entre algumas personalidades com este nome de família destacamos o ator e dublador Carlos Takeshi Saito.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA