Sobrenome toponímico ibérico, com origem em diversas localidades com este nome na Espanha e em Portugal. Salina é o local onde se produz sal por evaporação da água do mar ou de um lago salgado. Vem do latim salina.
No Brasil, o sobrenome é encontrado desde pelo menos o século 17. Rodrigo de Salinas, nascido por volta de 1609, filho de Manuel Preto de Leonor de Salinas, morador do Rio de Janeiro, foi casado com (1639) Antônia Rodrigues e (1644) Maria da Conceição.
No Nordeste, a família é conhecida pela trágica história do baiano Manuel Salinas, que foi torturado, castrado e morto junto com os três filhos pelo bando de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião (1898-1938), na “Chacina dos Salinas”, em 1932.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o filósofo e escritor Luiz Roberto Salinas Fortes (1937-1987).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA