Sobre Nomes

Sangalo, Sangallo, Sangalli

Catedral de Saint Gallen, em St. Gallen, Suíça

Sobrenome toponímico com origem italiana, mas também encontrado na Península Ibérica. Procede de Sangallo (ou San Gallo), parte do antigo ducado de Milão, hoje cantão de St. Gallen, na Suíça. O nome da cidade tem origem em Gallus, nome de um monge missionário irlandês do século 7, mais tarde santificado, que construiu a abadia em volta da qual St. Gallen nasceu.

Em latim, gallus pode ser uma referência ao galo (a ave), a um gaulês (o habitante da Gália) ou a um “castrado” ou “eunuco”.

St. Gallen é a origem de uma importante família de Florença, Itália, que, entre outros nomes de expressão, ganhou destaque com o arquiteto e escultor Giuliano da Sangallo (1443-1516). Além de Sangallo, também existe a variação Sangalli.

Na Península Ibérica, além da referência geográfica, o sobrenome pode estar ligado à devoção ao santo San Gallo ou San Galo, também conhecido como Galo de Arbona. Na Espanha, região de Navarra, Sangalo é a forma mais comum.

No Brasil, há registros de imigrantes italianos chegados no final do século 19, especialmente no Sul e no Sudeste e, notadamente, com a grafia Sangalli. Entre outros, mencionamos Enrico Sangalli, estabelecido na colônia Nova Palmira, Rio Grande do Sul, em 30 de setembro de 1875.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos a cantora Ivete Sangalo, neta de um imigrante espanhol.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA