Sobrenome patronímico ibérico, com origem no nome Sancho. Este, por sua vez, tem origem na religião romana, onde Sanco (ou Sancus) era a divindade do juramento e da fidelidade — relacionado com sancire, “dar força à lei”, de onde surgiu o termo sancionar. No cristianismo, influenciado pela antiga crença dos romanos, era considerado “santo” (sanctus) aquele que era perfeito e livre de culpa.
Tendo sido usado primeiro como agnome (“o Santo”), passou depois a ser prenome e nome de família. O segundo rei português foi dom Sancho I (1154-1211).
Diversas famílias adotaram o sobrenome sem ligação alguma entre elas. Existem muitas variações, tais como Sainz e Sanches (Espanha) e até mesmo Sancho, Santos ou dos Santos (em Portugal). No Brasil, existem imigrantes Sanz desembarcados em Santos, São Paulo, desde os anos 1890.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o jornalista e cineasta Luiz Alberto Sanz e seu irmão, o também cineasta Sérgio Sanz (1941-2019). Apesar de usá-lo como nome artístico, o nome de batismo do cantor espanhol Alejandro Sanz é Alejandro Sánchez Pizarro.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA