Sobre Nomes

Schäffer, Schaeffer, Scheffer

Duas ovelhas de pelos brancos sobre um gramado.

Sobrenome alemão com origem em uma profissão. O vocábulo procede do alto alemão médio schaffaere ou schaffer e do baixo alemão médio scheffer, e pode ter variados significados, sendo o mais comum o de pastor de ovelhas ou de uma comunidade religiosa protestante. Pode indicar, também, um criador, gerente ou responsável por uma casa ou propriedade, supervisor de instituição pública, chefe dos servos ou de uma guilda.

Há referências ao sobrenome desde o século 14. Na Baviera, Dietrich Schaffer é mencionado em 1327. Mas, como a origem é uma profissão ou ocupação, existe mais de uma família com este sobrenome sem que haja ligação alguma entre elas.

No Brasil, o nome de família chegou no começo do século 19 com o início do processo imigratório com alemães. Entre os pioneiros está o próprio angariador dos colonos, o major Georg Anton von Schaeffer (1779-1836). Somente no Rio Grande do Sul do Primeiro Reinado, oito imigrantes com o sobrenome (três deles com família) chegaram a São Leopoldo entre 1825 e 1829 – o primeiro foi Johann Daniel Schäffer, padeiro de Wolfhagen, em Hessen, desembarcado em 21 de maio de 1825.

A ginasta e medalhista sul-americana Ana Paula Scheffer (1989-2020), o jornalista Daniel Schafer e o diretor do Grupo Globo Eduardo Schaeffer são algumas personalidades com o sobrenome.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA