Variações de sobrenomes italianos cuja origem pode estar nas localidades de Scorzo ou de Scorza, próximas a Salermo e Nápoles (Scorsese, Scorsone ou Scorzese indicariam um ancestral nascido em Scorza, por exemplo). Outra possibilidade é que tenha ligação com scorze, de “casca”, a camada externa de tecido que envolve partes ou órgãos vegetais (fruto, semente etc.) e que era usada no curtimento de peles ou na fabricação de diversos instrumentos, como no caso da cortiça, retirada do sobreiro. Assim, o sobrenome pode estar ligado a alguma atividade comercial (como a coleta cascas) ou mesmo à gíria scorzare, “roubar”, “furtar” ou “esfolar”. Há, claramente, mais de uma família, não tendo ligação alguma entre elas.
O sobrenome chegou ao Brasil no final do século 19 com as primeiras levas de imigrantes italianos. Entre os primeiros, mencionamos Vicenzo Scorza, vindo ao Brasil no vapor La France e desembarcado em Santos, em 8 de agosto de 1882; e Francesco Scorza, que chegou a São Paulo em 1887 a bordo do vapor Bourgogne.
Entre algumas personalidades com este nome de família, destacamos o fotógrafo Antonio Scorza.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA