Sobrenome espanhol com origem na localidade de Sepúlveda, na província de Segóvia, na Espanha moderna. Procede do latim Septempublica, alusão às sete portas da antiga povoação romana. Existem cidades homônimas nas províncias espanholas de Salamanca e Sória.
O primeiro deste sobrenome em Portugal foi o cavaleiro andaluz Martim de Sepúlveda, um dos 24 regedores de Sevilha, membro da casa dos duques de Medina de Sidónia e alcaide do castelo de Noudar. Por seus serviços ao reino lusitano, recebeu do monarca dom João II (1455-95) a vila de Buarcos. Há outros nomes sem ligação essa família, originários de Navarra.
Entre os nomes mais conhecidos com o nome de família está Manuel de Sousa Sepúlveda, capitão do galeão São João, que naufragou na costa africana em 1552, uma das maiores tragédias da navegação portuguesa, contada em “Os Lusíadas”, de Camões.
No Brasil, o sobrenome chegou no século 17, entre outros, com os capitães-mores de Itamaracá (Paraíba e Pernambuco) Carlos de Sepúlveda (1682-4; 1687-90) e Miguel Rodrigues Sepúlveda (1686-7).
Uma personalidade brasileira com o sobrenome é o jurista e ex-ministro do STF João Paulo Sepúlveda Pertence.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA