Smith é um sobrenome inglês, com origem em uma ocupação, a de alguém que trabalhava com metal, especialmente o ferro. Vem do inglês antigo smith, “ferreiro” ou “ferrador”, provavelmente derivado do anglo-saxão smitan, “bater o martelo” ou “forjar”.
Durante a Idade Média, o ferreiro fabricava toda uma gama de artefatos de ferro, desde utensílios de cozinha até objetos de decoração e ferramentas agrícolas e militares. Requisitado em muitos setores da sociedade, o ferreiro acabou tornando-se muito popular como profissional, servindo de distinção como nome de família. Além de Smith, existem variações como Smithe e Smythe e as formas patronímicas Smiths e Smithson.
Um dos sobrenomes mais comuns no mundo de língua inglesa, Smith não é popular no Brasil. Entre os primeiros registros de Smith no país, temos John Smith, negociante americano que chegou ao Rio de Janeiro em 1811; e Samuel Smith, caixeiro inglês que, vindo de Liverpool, chegou à então capital do país em 1812.
O primeiro Smith na América, no entanto, data do século 17, com a chegada dos colonos ingleses nos Estados Unidos: John Smith (1580-1631), o colonizador que fundou Jamestown, na Virgínia, a primeira colônia inglesa permanente no Novo Mundo, em 1607.
Entre algumas personalidades internacionais com este sobrenome, destacamos o ator Willard Carroll Smith Jr., o Will Smith.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA