Sobre Nomes

Sobral

Troco de um sobreiro (Quercus suber), árvore de onde se extrai a cortiça

Sobrenome toponímico português, com origem no latim suber, de sobreiro, planta da qual se extrai a cortiça. Sobral (ou Soveral, em sua forma mais antiga) indica um lugar de sobreiros.

O mais antigo a usar este nome de família foi Pedro do Soveral, senhor da quinta de Goim e meirinho-mor de Trás-os-Montes em 1287. Filho de João do Avelar e neto de Martim Esteves do Avelar, Pedro se casou com dona Maria Lourenço de Portocarreiro e teve com ela os filhos que deram seguimento ao sobrenome. As duas formas do nome de família prevaleceram, embora hoje Sobral seja a mais comum.

No Brasil, um dos primeiros de que se tem notícia com este sobrenome é o santo André de Soveral (1572-1645), padre nascido em São Vicente, São Paulo, e morto em Cunhaú, Rio Grande do Norte, na Guerra de Restauração. André foi beatificado em 2000 e canonizado em 2017.

Em Cananeia, São Paulo, a família Sobral ocupou cargos de liderança na administração colonial, sendo Antônio de Freitas Sobral capitão de ordenanças (1733) e seu filho, Leandro de Freitas Sobral, sargento-mor (1776) e capitão-mor (1790). Já o português José de Almeida de Vasconcelos de Soveral e Carvalho da Maia Soares de Albergaria foi governador de Goiás (1772-8).

Algumas personalidades com o sobrenome são o radialista e escritor Hélio do Soveral (1918-2001) e a escritora e atriz Cristiane Sobral.

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA