Sobrinho vem do latim sobrinus, “primo coirmão”, “filho do irmão” ou “qualquer parente”. No século 13, a forma usada era sobrynn; no século 14, sobriho ou sonbrinho. Não é nome próprio nem sobrenome, mas uma palavra usada para distinguir um individuo que recebeu, por homenagem, o mesmo nome de seu tio — por exemplo: o sobrinho homônimo de João da Silva será batizado de João da Silva Sobrinho. Pode ser definido como um agnome, assim como Júnior, Filho ou Neto.
Tornou-se mais frequente a partir dos séculos 18 e 19. Antes, a distinção entre homônimos mais usual era “o Velho” e “o Jovem”.
Entre algumas personalidades com este agnome, mencionamos o jornalista Maurício Sirotsky Sobrinho (1925-86), fundador do Grupo RBS.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA