Sobrenome português, cuja origem é incerta. Pode vir de uma alcunha cujo significado se perdeu com o tempo ou de um topônimo, fazendo alusão a Sudeley (da Casa de “Sodrea”, ou “Suthleah”, cuja tradução do inglês antigo seria “vale ou campo do sul”), na Inglaterra.
Surge como identificação familiar no século 14, com João de Sodré, que chegou em Portugal na década de 1370. Este, talvez, fosse filho ou parente de John de Sudeley (1338-67), terceiro barão de Sudeley, hoje distrito de Tewkesbury, condado de Gloucestershire. Entre os nomes de destaque, temos Duarte Sodré (cal. 1435-1500), cavaleiro da Ordem de Cristo e da Casa Real e vedor do rei português dom Manuel (1469-1521).
No Brasil, há registros do sobrenome desde o começo do século 17. No Rio de Janeiro, Antônio Sodré casou com Leonor da Costa por volta de 1631; e Duarte Sodré (cal.1650-1718), com Lucrécia Viegas, por volta de 1660. Entre os administradores coloniais portugueses, Diogo Sodré foi capitão-geral da capitania de Vigia (Grão-Pará), entre 1629-35; e Duarte Sodré Pereira Tibau, governador de Pernambuco entre 1727-37. Mais tarde, membros da família Sodré, da ilha Graciosa, nos Açores, também chegaram ao país.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o historiador Nelson Werneck Sodré (1911-99), a atriz Teresinha Sodré e o ator Ricardo Sodré.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA