Sobrenome alemão, com origem no médio alto-alemão sumer, summer ou somer, “verão”. Pode estar ligado ao trabalhador que atua nessa estação do ano (como o ator de peças folclóricas, o Sumerknecht), à data de nascimento ou a uma característica de perfil de um ancestral, que era alegre ou muito disposto. Pode proceder ainda do médio baixo-alemão somber ou somer, “tambor”, nome indireto para alguém que atuava como fabricante de cestas ou músico. Embora fosse conhecido desde o século 9 (“Sumar”), passou a ser usado como sobrenome no século 14.
No Brasil, chegou com os imigrantes alemães no século 19. Entre outros, mencionamos o solteiro Wilhelm Sommer, natural da Pomerânia, que, vindo para o Brasil no navio Gutenberg, desembarcou em Vitória, Espírito Santo, em junho 1872; e Christof Sommer que chegou com a família em Joinville, Santa Catarina, em 1876.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos a jornalista Danielle Sommer e o futebolista Yann Sommer, goleiro da seleção suíça de futebol.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA