Sobrenome de origem alemã com mais de um significado possível. O étimo vem do médio alto-alemão sperwaere ou do médio baixo-alemão sperwer, nome dado a uma espécie de gavião (Sperber). Por isso, o sobrenome pode se referir à profissão de falcoeiro, aquele que treina e caça com aves de rapina, ou, em alguns casos, é o apelido dado a um ancestral que se parece com a ave ou tem suas características — uma pessoa perspicaz ou ágil. Também pode indicar o lugar de onde determinado ancestral veio — de uma fazenda ou falcoaria.
É conhecido como sobrenome desde os anos 1290, com as menções mais antigas sendo registradas em Basel, na Suíça.
O sobrenome chegou ao Brasil no começo do século 19 com as primeiras levas de imigrantes alemães. O pioneiro foi o lenhador evangélico J. Ludwig Sperb (1790-1861), que chegou com a família no Rio de Janeiro a bordo do trimastro Kranich em 8 de novembro de 1825, dirigindo-se para São Leopoldo, Rio Grande do Sul, onde se estabeleceu em 27 de fevereiro de 1826.
Entre algumas personalidades com este nome de família, destacamos a jornalista e crítica literária Paula Sperb.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA