Spinetta é um sobrenome italiano, com mais de uma origem conhecida. Algumas variações são Spina, Spinetti e Spino.
Pode derivar de topônimos, ligados a lugares onde havia espinheiros, do latim spina ou spinum, “ponta” ou “espinho”. Pode ainda vir dos nomes próprios Crispino ou Spino, comuns na Idade Média, e cuja origem remonta a um apelido, também ligado ao espinho ou indicando alguém de cabelos crespos, do latim crispus. Uma outra possibilidade é a associação do sobrenome com a “coroa de espinhos”, antigo instrumento de tortura romano usado em Jesus Cristo, por isso adotado em algumas regiões como símbolo cristão de proteção (contra tempestades, por exemplo).
No Brasil, o sobrenome chegou no final do século 19, com as levas de imigrantes italianos. Entre outros, mencionamos a família de Angelo Spinetta, vindo em 1887 no vapor Poitou.
Entre algumas personalidades mundiais com este sobrenome, destacamos o cantor argentino Luis Alberto Spinetta (1950-2012), conhecido como “El Flaco”, um dos pioneiros do rock no país.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA