Sobrenome toponímico alemão, com origem no alto alemão médio stein, “pedra” ou “rocha” – o que pode indicar alguém que morava ou trabalhava em uma pedreira ou região pedregosa. Há quem acredite que possa vir também de uma forma abreviada do prenome Augustin (Agostinho).
Stein está entre os oitenta sobrenomes mais comuns na Alemanha, sendo bastante comum na região oeste do país, mas também é encontrado originalmente na Áustria e Suíça.
O sobrenome chegou ao Brasil no início do século 19 com o processo imigratório com alemães, sendo muito comum na região Sul do país. Entre os pioneiros encontramos a família de Johann Peter Stein, alfaiate católico nascido em Saxe-Coburg, chegado a São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, em 29 de dezembro de 1825. Foram passageiros do transatlântico Friedrich Heinrich e do costeiro Galvão.
Em São Paulo, entre os pioneiros está Peter Adam Stein, estabelecido em Tatuí após dar baixa no Exército imperial brasileiro, em 1828. Stein também é um dos sobrenomes de imigrantes alemães mais comuns no Espírito Santo, onde o pioneiro parece ter sido Bernard Stein, chegado com a família a Vitória no vapor Eolo, em 21 de dezembro de 1846.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o filósofo e escritor Ernildo Stein e o scouter Dilson Stein.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA