Sturm e Stürmer são sobrenomes alemães distintos, mas com raiz comum, provenientes da ocupação ou do comportamento de um ancestral. Tem origem no alto alemão médio sturmaere ou stürmaere, significando “lutador profissional” ou “soldado”. Sturm, do saxão sturm, “tempestade”, “barulho” ou “rebelião”, pode indicar alguém violento, inquieto ou intempestivo. Embora menos comum, pode vir também de um patronímico (do alemão Sturmher).
Há referências ao sobrenome desde pelo menos o século 13, com o cavaleiro Burckhard “Sturmveder” nascido em 1288 na localidade alemã de Backnang, em Baden-Württemberg.
Além de Sturm e Stürmer, há variações como Stirm, Storm, Sturmi e Stürmle.
No Brasil, o primeiro com o sobrenome Sturm foi o agricultor católico Jacob Sturm (1787-1827), chegado a São Leopoldo, Rio Grande do Sul, com a família em 4 de fevereiro de 1827. Jacob morreu afogado do rio dos Sinos pouco tempo depois. Os pioneiros do nome Stürmer foram os irmãos Johannes e Mathias Stürmer, desembarcados em São Leopoldo com as famílias em 26 de outubro de 1846. A família veio de Elzerath, na Renânia-Palatinado, Alemanha.
O patinador artístico Marcel Stürmer e a editora Renata Sturm são algumas personalidades com os sobrenomes.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA