Tamura é um sobrenome japonês. Pode ser traduzido como “vilarejo numeroso”, onde Ta significa “numeroso”, e Mura, “vilarejo” ou “aldeia”, mas o significado original do nome da família provavelmente era uma referência à quantidade de arrozais existentes em uma determinada região; o “vilarejo de arrozais”. Ou seja, é um toponímico, indicativo do lugar onde a família, uma organização ou grupo familiar vivia — dentro do modelo europeu, como um clã.
No Brasil, há diversos imigrantes Tamura chegados nas décadas de 1910, 1920 e 1930. Entre os primeiros, mencionamos as famílias de Kamataro, Tomizo e Ukichi Tamura, que vieram do Japão no navio Rio Jun Maru e desembarcaram em Santos, São Paulo, em junho de 1910, apenas dois anos após o primeiro navio de imigrantes japoneses ter chegado ao país.
O jornalista Giuliano Tamura é um exemplo de personalidade brasileira com o sobrenome. Entre algumas personalidades internacionais, destacamos as dubladoras de anime japonesas Yukari Tamura e Mutsumi Tamura.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA