Tinoco

Sobrenome português, com origem em uma alcunha ou em um topônimo. Como apelido, Tinoco teria sido usado por alguém considerado excêntrico ou maníaco, provavelmente ligado ao substantivo tino, de “juízo natural” ou “discernimento”, e cuja etimologia é incerta. Quanto à origem toponímica, viria de um solar em Tinhoseira, Póvoa de Lanhoso, no distrito de Braga, onde havia uma localidade chamada de “Tinocos”. A origem etimológica aqui viria do antigo termo galego tinoca, cujo significado é “cisterna” (reservatório de água).

De toda forma, é um sobrenome antigo, sendo encontrado no século 12, no tempo do rei dom Sancho I (1154-1211), com um certo Martim Tinoco, que viveu em Tomar. Alguns genealogistas acreditam que a família tenha origem na França, de onde passou a Espanha antes de chegar a Portugal.

No Brasil, há registros de três famílias Tinoco morando no Rio de Janeiro do século 17: as de Antônio, João e do carpinteiro Sebastião Tinoco (1655-93). Este último deixou cinco filhos de dois casamentos, com Vicencia Pinta (1665-90) e Antônia de Amaral. Também no Nordeste, há registros. Entre outros, encontramos o alferes Paulo Nunes Tinoco morando em Pernambuco, em 1629.

Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o jornalista e político César Tinoco (1884-1960) e a jornalista e escritora Liliana Tinoco.

 

Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?

Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.

Quer saber mais sobre seu passado?

Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima