Sobrenomes patronímicos, com origem no prenome latino Urbino, do cognome Urbanus, de urbs, “cidade” — originalmente associado a Roma. Urbanus (Urbano) foi o nome adotado por oito papas entre os séculos 3 e 17.
O sobrenome pode ter origem ainda em localidades, como Urbino, uma comuna em Marcas, província de Pesaro, Itália. É usado na França (onde alguns etimologistas dão como origem o gaulês Orbius), na Itália e na Península Ibérica. É menos comum, mas também encontrado na Alemanha.
Entre os franceses, existem variações como Urbain e Urbin. Entre os italianos, temos Urban, Urbini, Urbinati e Urbino, entre outras. Nos países de língua portuguesa ou espanhola, as formas comuns são Urbano e Urbino. Na Alemanha, a forma é Urban.
No Brasil, há diversos imigrantes registrados com esses sobrenomes, especialmente no século 19, como o prussiano August Urban (1857), o espanhol Aquilino Urbano (1883), o português José Urbano (1884) e os italianos Emilio Urbini (1891) e Antonio Urbinati (1896).
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos o escritor Carlos Urbim (1948-2015).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA