Sobrenome toponímico português, com origem no termo valada ou valado, “vale largo”, que poder ter vindo do latim valla, “paliçada” ou “trincheira”. Não é conhecida a origem mais antiga, mas, entre as famílias bem documentadas, que viveram no século 15, temos a de João Valadão, o Velho, nascido por volta de 1430 no Alentejo, Portugal, e que passou à ilha Terceira, nos Açores, onde recebeu terras e teve muitos filhos com Maria Rodrigues, todos nascidos entre 1450 e 1460.
No Brasil, o sobrenome chegou no segundo século de povoamento. Entre os mais antigos, encontramos Manuel de Valadão (1608-72), morador do Rio de Janeiro, onde se casou com Bárbara Coelho e teve pelo menos um filho, batizado em 1639. No Segundo Reinado, Manuel de Valadão Pimentel (1802-82), foi médico do imperador d. Pedro II (1825-91), de quem recebeu a comenda da Ordem da Rosa e o título de cavaleiro da Ordem de Cristo e o de barão de Petrópolis. Mas há registros também de escravizados com este sobrenome, sem que haja ligação de parentesco com famílias luso-açorianas.
Entre algumas personalidades com este sobrenome, destacamos o ator e diretor Gecy “Jece” Valadão (1930-2006).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA