Sobrenome toponímico ibérico e italiano, com origem no latim valles ou vallis, “trincheira”, “depressão” ou “vale”, “lugar cercado de montanhas”, o que indica o lugar de moradia de um ancestral. Na Espanha e na Itália, existem muitos topônimos que deram origem a diversos sobrenomes, como Davalle, Della Valle, Delvalle e Ovalle.
Em Portugal, o nome de família procede, entre outros, de Pedro Fernandes, filho de Fernão Gonçalves e Estevainha Martins, que viveu no século 16 e era conhecido por “Pedro do Vale”. Ele se casou com dona Mor Mendes de Encourados e com ela teve os filhos que deram seguimento ao sobrenome – seja como Vale ou Valle.
Da Europa, o sobrenome passou ao Brasil em diversas épocas e lugares. Entre muitos outros, mencionamos o português Severino Pedro do Vale, capitão de Auxiliares do Terço, em Recife, em 1761; o imigrante espanhol Augustin Del Valle, chegado a São Paulo em 1888; e o imigrante italiano Giovanni Valle, que desembarcou com a família em Vitória, no Espírito Santo, em 1891.
Também há diversas referências ao sobrenome entre cristãos-novos (judeus forçados a se converterem ao cristianismo). Em Pernambuco, em 1630, podemos mencionar, por exemplo, Simão do Vale e Fernão do Vale.
No Brasil, entre algumas personalidades com estes sobrenomes, destacamos o locutor esportivo Luciano do Valle (1947-2014).
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA