Sobrenome toponímico ibérico, com origem na indicação de um “vale verde”, do latim vallis ou vales, “porção de terra entre morros”, “fechado por todos os lados”, e viridis, “verdejante”. Surgiu como nome de família no século 13, nas montanhas da Cantábria, no norte da Espanha, junto ao golfo de Biscaia, mas pode indicar origem em Valverde, freguesias nos municípios de Almeida e de Aguiar da Beira, em Portugal.
Entre os nomes espanhóis, García de Valverde chegou a América no século 16, sendo ouvidor de Quito e de Lima, no Peru, e capitão-geral da Guatemala e da Nicarágua. Em Portugal, entre os primeiros a usar o sobrenome, são conhecidos Álvaro Pires de Valverde, que viveu entre os séculos 13 e 14 e foi casado com dona Mor Pires Redonda, e Pedro Fernandes de Valverde, casado com Tareja Fernandes.
No Brasil, há menções ao sobrenome desde o século 17. Em Recife, Pernambuco, na lista da comunidade judaica das congregações Zur Israel e Magen Abraham (1648-54), constam os nomes Jacob e Abraham Valverde. Nos séculos 19 e 20, há diversos imigrantes desembarcados no país, tanto de origem espanhola quanto portuguesa.
Entre algumas personalidades com este sobrenome destacamos a atriz Isis Valverde.
Por Rodrigo Trespach.
Você conhece a origem de seu sobrenome? Já fez sua genealogia? E um teste de DNA indicando a sua ancestralidade?
Pode ter certeza, é uma viagem fantástica!
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão ao lado e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA.
Quer saber mais sobre seu passado?
Você pode descobrir de onde vieram seus antepassados com o Teste de Ancestralidade da Genera! Clique no botão e veja o que você pode descobrir a partir do seu DNA